Psicologia Escolar

Por 23 anos, trabalhei numa escola como Psicólogo Escolar. Durante esse tempo, produzi muitos textos. Alguns deles vocês encontrarão aqui.

11/06/2015 - PSICOLOGIA ESCOLAR - Saber-Poder

Um trabalho com um grupo de profissionais "subalternos", não professores, que atuavam numa escola, despertou nessas pessoas a consciência do poder que possuíam e a importância do seu papel na educação dos jovens estudantes daquela instituição

09/06/2011 - PSICOLOGIA ESCOLAR: Estudo de Caso na Prática Escolar

Proposta de uma forma de se fazer estudo de caso numa instituição escolar.

06/03/2011 - EDUCAR/LIBERDADE: Usos e Abusos

Este texto surgiu após constatar, no trabalho clínico, que muitos pais se sentem confusos, tensos, frustrados, tristes... com a forma de os filhos se comportarem em relação a eles.

07/06/2011 - PSICOLOGIA ESCOLAR - Relaxamento, meditação e técnicas de sensibilização na

Relato de uma proposta de trabalho utilizando recursos de relaxamento,sensibilização e meditação para crianças com alunos entre 3 e 5 anos.

02/01/2012 - EDUCAÇÃO DE EDUCADORES

A importância da formação dos professores de crianças pequenas.

17/03/2012 - EDUCAÇÃO INFANTIL - Reflexões

Certo dia, na escola onde eu trabalhava, pediram que formulasse teoricamente o que seria, ou deveria ser, uma fundamentação psicológica que servisse de base para as atividades dos alunos pequenos, entre 3 e 5 anos de idade...

01/05/2013 - ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA À ESCOLA

No âmbito da Orientação Educacional, o trabalho do psicólogo faz-se complementar e indispensável para que a Escola atinja os seus objetivos de formação integral do educando. A sua ação não é estanque e as zonas de interseções com os demais elementos do SOE(Serviço de Orientação Educacional) são extremamente importantes. As suas atribuições específicas, assim como as do orientador estão bem delimitadas.

25/02/2009 - PSICOLOGIA ESCOLAR - Pais & Educadores hoje

Roteiro de uma palestra proferida numa escola da cidade de Niterói- RJ, em outubro de 2000.

10/06/2015 - CORAL DOS AUXILIARES DE EDUCAÇÃO DO CEN -NITEROI-RJ

BRINCADEIRA QUE DEU CERTO. SEREMOS CAPAZES DE FAZER UM CORAL COM ESSE GRUPO? TODOS SÃO AUXILIARES DE EDUCAÇÃO ...

10/05/2012 - PSICOLOGIA ESCOLAR - Orientação Vocacional & Terapia Expressiva

Tudo indica que os recursos utilizados pela terapia expressiva, quando aplicados no trabalho de orientação vocacional, podem ajudar bastante o jovem na escolha de sua futura profissão.

21/07/2014 - PSICOLOGIA ESCOLAR - Educação Infantil - Autoavaliação da aprendizagem

Talvez, este recurso possa ser de grande alcance na educação de cidadãos conscientes de si, do outro e de seu papel na construção de uma sociedade mais solidária, responsável e humana.

12/12/2011 - EDUCAÇÃO : ESCOLHA DE PROFISSÃO E PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Nossa sociedade está atravessando, há mais de três décadas, um período de "abertura" dos costumes e dos valores. Discute-se aqui,entre outras coisas, algumas consequencias dessas mudanças.

Copyright © 2008 J.L.Belas - Todos os direitos reservados.