PSICOLOGIA ESCOLAR – Mais algumas questões

Jlbelas – junho de 2022

 

 

            A partir de uma entrevista concedida a um  grupo de alunos de um Curso de Psicologia, surgiu o texto abaixo.

            Pediram-me que eu respondesse a quatro perguntas propostas a eles por um de seus professores

            Seguirei aqui a sequência das perguntas a mim apresentadas e as respectivas respostas que dei a elas.

 

            Quais as principais atribuições do Psicólogo Escolar? 

 

            Considero a Escola uma Instituição. Vendo-a com este olhar,  sou de opinião que cabe ao psicólogo desta área uma série de atribuições que se confundem, por semelhança, com aquelas desenvolvidas por seus colegas de profissão em diferentes tipos de empresas. Todavia, por se tratar de uma escola, diferentemente daqueles que não trabalham nela, seus esforços visarão a melhoria da qualidade das relações interpessoais de todos que participam daquele projeto pedagógico: funcionários, professores, alunos e das demais pessoas que fazem parte dessa instituição. Acredito que uma vez alcançado um bom nível de integração e relacionamentos construtivos entre seus membros, e  havendo um bom projeto pedagógico, toda a instituição crescerá e evoluirá de forma efetiva e mais plena.

            A operacionalização desse trabalho ocorre através de acessoria à Direção nos assuntos ligados aos projetos pedagógicos e questões administrativas que requeiram a participação de um mediador.

            Qual a importância desse o profissional para as pessoas por ele assistidas? 

 

            Educar é um processo complexo que exige do educador não só um bom  conhecimento sobre os temas que leciona, mas, e principalmente, um equilíbrio emocional significativo, dele.

            O Psicólogo escolar é muitas vezes chamado a ajudar na tarefa de reencontrar as melhores condições de trabalho através de:

  • Reuniões com professores e diretores para discussão sobre temas que possam ajudá-los a compreender melhor as questões comuns que afetam seus alunos;

  • Reuniões com funcionários, não professores, muitas vezes necessárias, pois eles também fazem parte da instituição e estão, igualmente comprometidos  com o projeto pedagógico desenvolvido ali.

            c- Do mesmo modo, a família do aluno deve fazer parte desse projeto. Reuniões com os pais podem ficar muito enriquecidas com a participação do Psicólogo da escola. Nelas, esse profissional poderá contribuir com informações e reflexões que ajudem a família a ampliar sua compreensão sobre o seu papel e o papel da escola, na formação integral dos alunos.

           

            Quais os principais desafios / impasses que se colocam para uma boa atuação nesse campo? 

            Os principais desafios que o Psicólogo que trabalha na área educacional enfrenta, quase sempre, é a Direção da escola.

            Se não houver um entrosamento grande entre a Direção e o Psicólogo Escolar, o trabalho ficará sempre limitado.

            É fundamental que a Direção compreenda, o mais  plenamente possível, o papel do Psicólogo que atua na escola. Ele não é aquele que vai “tratar” de uma “criança com problema”, nem o que vai “dar aulas de Psicologia” para professores e para os pais dos alunos. Seu trabalho tem como foco principal ajudar a Instituição a funcionar de forma  tal que, suas diferentes partes trabalhem de modo integrado e harmônico podendo desenvolver o projeto pedagógico no melhor nível possível.

 

            Há quanto tempo você atua na área? A formação que você teve colaborou para as informações que você precisava para trabalhar nesse campo, ou precisou buscar formação complementar, como cursos, supervisões ou outros?

 

            Minha experiência maior foi no CEN (Centro Educacional de Niterói- Instituição ligada à FUBRAE ). Lá trabalhei durante 23 anos.

            Formei-me Psicólogo pela UB, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em dezembro de 1970.

            Fiz estágios  e cursos em quase todas as áreas disponíveis naquela época: Escola, Trabalho e Clínica.

            Essa vivência me ajudou imensamente em minha atuação na Escola, dando-me a condição de compreendê-la como um universo bem maior, como uma Instituição na qual se lida não só com aspectos pedagógicos, mas com diversos campos da Psicologia que se agregam com a finalidade de desenvolver um projeto educacional bem mais amplo que , resumidamente, poderia se dizer que é a formação integral do aluno, não só no conhecimento de conteúdos , mas de sua preparação como ser humano capaz de compreender suas funções e papéis na sociedade na qual vive. Vista por este ângulo, a Escola, antes de preparar seus alunos, precisa estar preparada, ela mesma, para poder formar pessoas que serão lançadas para o mundo com condições de fazer dele um lugar melhor para todos nós.